Além de inúmeras propriedades terapêuticas ele é também considerado o mais saudável para cozinhar, não apresentando gordura trans gerada pelo processo de hidrogenação, que está presente em todos os óleos de origem vegetal, como os de soja, canola, milho e até o de oliva, que é considerado o óleo mais saudável.
São encontradas diversas substâncias no óleo de côco, entre elas os
ácidos graxos essenciais e o glicerol, que é importante para o organismo – com ele o corpo produz ácidos graxos saturados e insaturados de acordo com suas necessidades. O óleo de coco extravirgem apresenta um alto índice de
ácido láurico, mirístico e caprílico, entre outros. Importantes ácidos
- AÇÃO ANTIOXIDANTE
Colabora na diminuição da produção de radicais livres e menos estresse oxidativo isto se deve principalmente a ação direta da vitamina-E combinada em tocoferóis + tocotrienóis. a gordura de côco diminuiu as necessidades de vitamina E do organismo.
- COLESTEROL E RESISTÊNCIA INSULÍNICA
Ajuda na redução do mau COLETEROL – LDL e evita que o mesmo se oxide. Por outro lado, promove a elevação do bom COLESTEROL - HDL contribuindo como um “detergente das artérias” prevenindo doenças cardiovasculares e cerebrais.
Controla a compulsão por CARBOIDRATOS – Assim como os alimentos ricos em fibras ajudam a manter níveis estáveis de insulina no sangue, a gordura de coco proporciona uma sensação de saciedade ainda maior e, acima de tudo não estimula a liberação de insulina, contribuindo desta forma para diminuir o
craving compulsão por carboidratos, principalmente a doces. Contrário aos demais óleos poliinsaturados que dificultam a entrada da insulina e nutrientes para dentro das células, a gordura de coco
abre as membranas das células não somente permitindo que os níveis de glicose e insulina se normalizem.
3)
EMAGRECIMENTO
De fácil absorção, a gordura de côco é a melhor fonte de TCM (triglicerideos de cadeia média) não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. No fígado, estes triglicerídeos rapidamente se transformam em energia, desta maneira não se depositam no organismo. A gordura de côco é considerada “
termogênica”, ou seja, capaz de gerar calor e queimar calorias. Esta propriedade, aliada a capacidade que a gordura de côco tem de estimular a glândula tireóide, aumentando o metabolismo basal e quando aliada a um padrão de alimentação saudável emagrece consequentemente.
- SISTEMA IMUNOLÓGICO
A gordura de coco apresenta
a maior concentração de Ácido Láurico, dentre todas as gorduras vegetais,
é o mesmo ácido graxo presente no leite materno estimulando o equilíbrio imunológico
No organismo o Ácido Láurico é convertido em
monolaurin que tem ações para combater inúmeras infecções. Dentre centenas de trabalhos científicos, hoje a gordura de côco extra virgem é capaz de ajudar a combater uma infinidade de bactérias, leveduras, fungos e vírus. Ë excelente para o tratamento de cândidíase que tanto acomete as mulheres, por ser fonte de
ácido caprílico que dissolve a membrana da célula do fungo, causando mudanças nos fluidos e na permeabilidade, o que gera uma desagregação.
- FUNÇÃO INTESTINAL
Tanto nos casos de prisão de ventre ou mesmo nas diarréias, os componentes da gordura de côco agem normalizando as funções intestinais. Ao mesmo tempo o ácido láurico, através do monolaurin, ajuda a eliminar as bactérias patogênicas (inimigas), protegendo e favorecendo o eqilíbrio da flora intestinal
6)
“ANTI-ENVELHECIMENTO”
A gordura de côco estimula a função da glândula tireóide. O bom funcionamento da tireóide e da supra renal produz os
hormônios antienvelhecimento:
pregnenolona,
progesterona e
dhea (dehidroepiandrosterona). Todas estas substâncias são necessárias na prevenção de doenças cardiovasculares, senilidade, obesidade, câncer dentre outras doenças crônicas relacionadas à idade.
- AÇÃO DERMATOLÓGICA
Além do poder bactericida na pele, pode ser utilizada como cicatrizante de feridas, picadas de insetos, alívio em queimaduras e, sobretudo nos eczemas e dermatites de contato, bem como no tratamento do herpes e candidíase ( já citada)